Ruído branco acalma os bebés?
Já ouviste falar que o som do útero/ruído branco pode acalmar o bebé quando ele está mais irrequieto ou a chorar? Será verdade?!
A dica desta semana vai ser sobre este tema.
O som do útero, o chamado ruído branco, ajuda a acalmar o bebé: verdade ou mito?
Verdade! Assim como o barulhinho da chuva pode ser muito aconchegante para algumas pessoas, o som do útero pode ser o melhor do mundo para o teu recém-nascido!
Porquê? Porque é um som familiar.
Na gravidez o corpo da mãe está em constante movimento, sempre a produzir sons como o dos batimentos cardíacos, do fluxo sanguíneo e até do funcionamento do estômago, esses ruídos chegam ao útero e tornam-se um som familiar para o bebé. Quando o bebé nasce esse tipo de sons ajudam a tranquilizá-lo, deixando-o mais calmo.
Há mesmo alguns estudos que comprovam que a técnica causa um efeito calmante no bebé, transmitindo proteção e segurança.
O desafio dos três primeiros meses
Geralmente, os bebês até aos três meses de idade costumam chorar muito, devido à sua adaptação fora da barriga da mãe e às cólicas, que atingem a maioria dos recém-nascidos.
Só quem passa pelo stress para tentar acalmar um bebé sabe o quanto essa situação pode gerar cansaço, insegurança e algumas dúvidas, principalmente quando é o primeiro filho. Por isso é que o chamado ruído branco, que se assemelha ao som do nosso útero, é uma ótima opção.
O ruído é parecido com o famoso “shhhhh”, ou até mesmo com o barulho de alguns eletrodomésticos que temos em casa como o secador de cabelo, o exaustor ou o aspirador.
Como é que podes pôr em prática?
Há aparelhos que podes adquirir exatamente com essa função, mas também podes colocar um dos inúmeros vídeos que existem no Youtube com esse tipo de som no telemóvel por exemplo, para que o bebé ouça e fique mais relaxado. Basta que pesquises por: ruído branco bebé.
Teoria da exterogestação: conheça as vantagens
O som do útero faz parte da teoria da exterogestação, no qual a gravidez não dura apenas nove meses, mas 12, o chamado 4 trimestre. O conceito defende que os pais devem criar o máximo de sensações que o bebé teve no útero durante os primeiros três meses de vida.
Por isso é que se acredita que o colinho, o contacto pele com pele e ruído branco, entre outras coisas, ajudam o bebé a manter-se mais calmo e facilitam esta nova transição/adaptação ao mundo cá fora.
É bom saber, não é? ️️